Matilde Gonçalves (Coordenadora principal)
Doutorada pela Université Paris 8 e pela Universidade NOVA de Lisboa, é professora auxiliar na NOVA FCSH e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), no qual desenvolve trabalho no grupo Gramática & Texto. Enquadrado na linguística do texto e do discurso, o seu trabalho centra-se nas práticas de linguagem digitais, na literacia científica e na divulgação de ciência, bem como na transposição de instrumentos linguísticos para fins específicos.
Noémia Jorge (coordenadora editorial)
Investigadora do CLUNL e, presentemente, Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Tem doutoramento em Linguística (especialização em Linguística do Texto e do Discurso), interessando-se em particular pela Linguística Textual e pela Didática do Português.
Antónia Coutinho (coordenadora científica)
Professora Associada na NOVA FCSH (Departamento de Linguística) e investigadora do CLUNL. É doutorada em Linguística – Teoria do Texto e desenvolve investigação no âmbito do grupo Gramática & Texto do CLUNL. Privilegiando o quadro teórico e epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo, interessa-se em particular pelo papel da linguagem no desenvolvimento da pessoa, centrando-se em questões como: caracterização diferencial de géneros de texto, relação entre géneros de texto e estilos, ensino/aprendizagem de gramática e de texto, escrita e desenvolvimento da escrita, linguagem paritária.
Paula Ferreira (coordenadora pedagógica)
Paula Cristina Ferreira tem doutoramento em Ciências da Linguagem (especialização em Linguística Aplicada) e pós-doutoramento em Psicologia. Interessa-se, particularmente, pelo desenvolvimento da capacidade de produção textual e pela Didática do Português. É Investigadora no Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI). É Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria
Gonçalo Faustino (revisão)
Mestre em Ciências da Linguagem – Consultoria e Revisão Linguística (NOVA FCSH) – e aspirante a mestre em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências no 2.º CEB. Integra a equipa de revisão da revista “Da Investigação às Práticas”, do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação de Lisboa e faz revisão de textos como freelancer. Participou, enquanto bolseiro de iniciação à investigação, em dois projetos financiados pelo CIED e IPL.
Alina Tothazan (edição)
Alina-Roxana Tothăzan licenciou em Ciências da Linguagem na Universidade da NOVA, Faculdade das Ciências Sociais e Humanas. No decorrer do seu percurso académico, procurou integrar atividades variadas no domínio da área dando que, no seu último ano divulgou um projeto académico no XVI Fórum de Partilha Linguística. Atualmente, aspira progredir com os seus estudos em Linguística, com interesse em questões sobre linguagem, sociedade e mente.
Colaboração
Marta Fidalgo
Doutorada em Linguística (especialidade de Linguística do Texto e do Discurso) e Mestre em Consultoria e Revisão Linguística pela Universidade NOVA de Lisboa. É investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e membro do Grupo Gramática & Texto. Tem desenvolvido investigação no domínio da revisão tradutológica, privilegiando a articulação entre o quadro epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo e os Estudos de Tradução. É tradutora e revisora independente há já vários anos, tendo igualmente estagiado na Direção-Geral da Tradução, em Bruxelas. Atualmente, é docente convidada do Departamento de Linguística da NOVA FCSH.
Rute Rosa
Doutorada em Linguística (área de especialização em Linguística do Texto e do Discurso), mestre em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e em Consultoria e Revisão Linguística pela NOVA FCSH. É investigadora do CLUNL e membro do Grupo de Gramática & Texto. Tem desenvolvido trabalhos de investigação centrados na descrição e didatização de géneros de texto. Presentemente, é professora tutora na Universidade Aberta , professora de Português e Coordenadora do Plano Estratégico de Educação para a Cidadania na Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto.